segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O que é a medula óssea





Quando se fala em medula óssea, muita gente pensa logo na medula espinhal, que fica no interior da coluna vertebral. Mas na verdade medula óssea e medula espinhal não têm nada a ver uma com a outra.
Essa confusão acaba colocando certo medo nas pessoas quando se fala em doação de medula óssea, pois elas pensam que terão que passar por um procedimento cirúrgico arriscado para ser um doador. Na verdade doar medula óssea é seguro e nunca houve acidente com o doador.
A medula óssea não é um osso, mas sim um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos. É semelhante ao sangue, mas com um aspecto mais gelatinoso. Ela funciona como uma "fábrica", pois contém as células-mãe que dão origem aos componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas, por isso ela é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo.
Algumas doenças fazem com que a medula óssea não funcione corretamente, produzindo células imaturas em excesso, que acarretam uma série de problemas em todo o organismo.
Em alguns casos, o transplante de medula óssea é a única chance de cura para essas doenças.
Após a doação, a medula do doador se regenera rapidamente, assim como acontece na doação de sangue.
- É bem simples e vale a pena !!!

Campanha: Doe Medula Ossea, Hospital Santa Casa junto com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Dia 02-11-10  das 08:00 as 16:00 hrs.   Espero vocês lá !

2 comentários:

  1. Estamos firmes e fortes na campanha Seja um doador de Medula Ossea, junto com o Hospital Santa Casa de Goiânia e com a Universidade Católica de Goiás... :) juntos por um propósito único, saúde em primeiro lugar!

    ResponderExcluir
  2. Nossa é muito importante mesmo! lembra q eu ia fazer minha doação e acabei deixando pra ultimo plano.... e bom sabermos como é a realidade, amanhã pode ser um de nós!

    ResponderExcluir